Código de conduta ALKA 3

Ambiente de trabalho / Público interno

A ALKA3 não admite, de seus colaboradores nem de seus fornecedores e prestadores de serviço, os seguintes comportamentos:

  • Uso de mão-de-obra infantil e o trabalho antes dos 16 anos (exceto na condição de aprendiz, entre 14 e 24 anos);
  • Exploração de trabalho escravo ou forçado;
  • Discriminação de qualquer tipo, incluindo discriminação devido à idade, raça, cor, nacionalidade, orientação sexual, gênero, orientação política, religião ou credo, deficiências ou limitações físicas, origem geográfica e classe social, aparência física, problemas de saúde e portadores de HIV;
  • Conduta que cause constrangimento ou seja desrespeitosa com subordinados ou outras pessoas da empresa, tais como palavras ofensivas, intimidação, assédio sexual e agressão psicológica ou física;

     

  • Uso de apelidos ofensivos (aqueles que o apelidado manifeste seu desagrado pelo uso);
  • Consumo de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas ou estar sob o efeito destas durante a jornada de trabalho ou a serviço da empresa;
  • Comportamento ilegal, antiético, suborno ou de má conduta onde qualquer membro da organização possa obter vantagens pessoais;
  • Práticas comerciais ou de qualquer natureza abusivas com clientes, prestadores de serviço e fornecedores que possam ser interpretadas como uma conduta não profissional.

A ALKA3 também mantém privacidade de seus empregados no que se refere a informações sensíveis (inclusive médicas) obtidas e mantidas sob responsabilidade da área de Recursos Humanos.

 

Remuneração

A ALKA3 proporciona a seu pessoal uma remuneração que satisfaça pelo menos os padrões mínimos da indústria. A ALKA3 não faz dedução dos salários por razões disciplinares, exceto nos casos previstos em lei.

 

Relação com Sindicatos

A ALKA3 entende a importância dos sindicatos e suas iniciativas, respeitando o direito de seus colaboradores de se filiarem ao sindicato de sua categoria. Também mantém acordo coletivo e disponibiliza informações básicas sobre direito e deveres da categoria, tais como dissídios, contribuições sindicais, etc.

 

Relação com Clientes

Na relação com seus clientes, a ALKA3 compromete-se a:

  • Atender com cordialidade e eficiência;
  • Entregar o que foi prometido;
  • Não sacrificar a qualidade dos seus produtos;
  • Não permitir suborno para obtenção de decisão de compra de produtos ou serviços;
  • Manter proteção à privacidade das informações privadas do cliente;

 

Relação com Fornecedores e Prestadores de Serviços

A ALKA3 adota, com fornecedores e prestadores de serviços, uma postura de transparência e imparcialidade, de forma a preservar a confiança mútua e contribuir para a construção de um relacionamento duradouro e não admite práticas comerciais ou de qualquer natureza abusivas que possam ser interpretadas como uma conduta não profissional.

Estimula os fornecedores e prestadores de serviços a adotarem práticas de gestão orientadas pelos mesmos princípios de conduta seguidos pela ALKA3.

 

Concorrência

A ALKA3 entende que a livre concorrência é um fator que proporciona a inovação e melhoria da qualidade de produtos e serviços. Para que a livre concorrência seja exercida de maneira leal, a ALKA3 proíbe a seus colaboradores:

  • Divulgar informações ou discutir com concorrentes condições de comercialização;
  • Promover produtos e serviços da ALKA3 através da demonstração de deficiências de produtos e serviços de seus concorrentes.

 

Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social

A ALKA3 promove a preservação da segurança e saúde de seus colaboradores e do meio ambiente, através do estabelecimento da sua Política de Gestão.

 

Atividades políticas

É proibido aos colaboradores da ALKA3, exceto se devidamente autorizado pela Diretoria:

  • Qualquer participação em campanhas ou atividades políticas e/ou partidárias, valendo-se do nome da ALKA3;
  • Efetuar contribuições ou presentear representantes do governo, partidos políticos ou candidatos em nome da ALKA3.

 

Órgãos de imprensa

Qualquer contato com órgãos de imprensa deve ser feito pela Diretoria ou colaboradores devidamente autorizados pela mesma.

Ao identificar veiculação incorreta de dados ou notícias que afetem a imagem da ALKA3, os colaboradores devem informar imediatamente a Diretoria.

 

Conflito de interesses

As seguintes condutas são proibidas:

  • Desenvolver paralelamente ao seu trabalho na empresa, direta ou indiretamente, atividades concorrentes e/ou complementares aos negócios da ALKA3, sem expressa autorização da Diretoria, exceto em casos de atividades de cunho acadêmico;
  • Ser titular ou sócio de empresa ou de qualquer atividade econômica que possa representar conflito de interesse com a ALKA3;
  • Utilizar ou repassar a terceiros, sem autorização da Diretoria, informações confidenciais;
  • Fazer palestras, seminários ou trabalhos acadêmicos sobre os processos da ALKA3, sem autorização da Diretoria;

 

Uso de equipamentos, recursos e meios eletrônicos

A utilização dos recursos de informática fica sujeito ao regulamento próprio.

 

Política Antissuborno

A ALKA3 tem a política de cumprir todas as práticas antissuborno e anticorrupção aplicáveis as suas atividades. Também é política da Organização exigir que fornecedores, terceiros e parceiros comerciais cumpram com essas mesmas práticas. A efetiva realização de pagamentos ou o oferecimento de cortesias comerciais ou qualquer outra coisa de valor pode violar a conduta antissuborno e anticorrupção. Os funcionários da ALKA3 estão proibidos de solicitar, receber ou oferecer presentes, cortesia comercial de qualquer espécie e natureza que possam caracterizar qualquer tipo de vantagem e/ou favorecimento nos relacionamentos profissionais em especial no que se refere a processos de compra e/ou contratações de serviços.

 

Desvio de Conduta e Escalação

Todos os colaboradores devem trabalhar para assegurar ações imediatas e adequadas contra as violações deste Código de Conduta. Entretanto, em algumas situações é difícil determinar se uma ação resultará, ou já resultou uma violação. Estes são os passos que os Colaboradores da ALKA3 devem ter em mente diante de uma possível situação de violação do Código:

  • Tenha certeza de possuir todas as informações;
  • Use o seu bom julgamento e o seu bom senso;
  • Se você não está seguro sobre o que fazer em uma situação, procure orientação antes de agir.

A ALKA3 não permitirá a retaliação ao Colaborador que relate, de boa fé, uma má conduta ou um comportamento ilegal antiético.

Desvios de conduta com base neste Código devem ser relatados diretamente ao Gerente de Recursos Humanos ou através da Caixa de Sugestões/Denúncias.